domingo, 18 de janeiro de 2009

Profissão de DJ é Regulamentada

Já estava mais que na hora! Segundo notícia publicada sexta-feira (16/01) no site da DJSound, a regulamentação da profissão de DJ foi aprovada no senado e deve ser publicado no Diário Oficial em Março. O DJ foi acrescentado à categoria de Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversão.

Foto: Senador experimenta a arte de mixar ao lado do DJ OLVR e seu filho Robson

Confiram a matéria retirada da DJSound:
Em tramitação no Congresso há algum tempo, o projeto de Lei para a regulamentação da profissão de DJ no Brasil acaba de ser aprovado. De autoria do senador Romeu Tuma, o Projeto de Lei do Senado nº 740 deve ser publicado em março no Diário Oficial.

Como o Projeto, entretanto, é idêntico ao da Lei nº 6.533, de 1978, foi proposto que fosse incorporado o DJ ou Profissional de Cabine de Som (disc-jockey) e o Produtor DJ ao texto da Lei já existente. Dessa forma, evitando criar excesso de leis, os deejays foram acrescentados à categoria de artistas e técnicos em espetáculos de diversões.

Entre as previsões do Projeto, estão :

- Aplica-se a lei àqueles que, previamente inscritos no Ministério do Trabalho e Emprego, tiverem seu serviço esses profissionais para a realização de espetáculos, eventos, festas, comícios, programas, produções ou mensagens publicitárias;
- Para seu registro, esses profissionais devem possuir diploma de curso profissionalizante e atestado de capacitação profissional fornecido pelo sindicato representativo da categoria;
- O modelo de contrato de trabalho será definido pelo Ministério do Trabalho e Emprego;
- Os eventos realizados com a utilização de profissionais estrangeiros deverão ter a participação de, pelo menos, 70% de profissionais nacionais.

Através de uma série de iniciativas sob a liderança do também DJ e presidente do Sindecs - Antonio Carlos - o projeto finalmente foi aprovado no final de 2008 e pode vislumbrar um novo (e positivo!) momento para a carreira dos Disc-Jockeys no Brasil.


Fonte:
http://www.djsound.com.br/noticias/720-profissao-dj

2 comentários:

Anônimo disse...

demorou...
antes tarde do que nunca.
agora poderemos separar os djs dos DJs além de podermos também estabelecer um piso mínimo. (pelo menos eu acho que deveríamos).

Unknown disse...

Reee,

Isso e otimo,
eu graças a deus,trabalho de carteira assinada como dj mesmo,a um tempo.
com todos os direitos normais,
sem alteração e diferença alguma,
mas isso e bem valido,

antigamente, em algumas empresas,
assinavam como Tecnico de som,ou Animador.,

que blefff,
hehehe

mas e isso ae,
bola pra frente,daqui pra la as coisas so vao melhorar pra todos os djs,

grande abç.



Magone Digital

Massive Team
UFO Collective Djs