sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Encontro de Malabares, Arte e Cultura

(Clique na Imagem para Ampliá-la)


Os Encontros de Malabares (como eram chamados) nasceram em 2007 da vontade e da necessidade dos malabaristas de Salvador e simpatizantes da arte em se encontrar para treino e prática. Realizados pela Malabares Mágicos, possuiam então um caráter informal e proporções pequenas e eram realizados semanalmente. Com o aumento do número de participantes (as últimas duas edições tiveram um público de mais de 1000 pessoas), os Encontros ganharam dimensões cada vez maiores e os malabares passaram a interagir com outras formas de arte, como música, teatro, artes visuais. A praça continuou a ser o seu local de execução e o evento passou a ser realizado periodicamente, caracterizando-se como uma reunião festiva e gratuita de malabaristas, palhaços,artistas, homens, mulheres e crianças.

Este é o sexto Encontro neste formato atual e é a partir desta edição que ganha o nome "Encontro de Malabares, Arte e Cultura", visto que a diversificada presença das linguagens artísticas no evento transcendeu a proposta inicial. A programação dos Encontros possui espaços para apresentações de malabares, circo, teatro, dança, música e poesia, pintura em rosto e em tecido para crianças e adultos, oficinas, vendas de malabares e treino de malabarismo e pirofagia.

Hoje, o projeto possui os objetivos de fomentar a prática do malabarismo em Salvador e a troca de conhecimento entre os artistas e simpatizantes, estimular a produção e a valorização da arte de rua e proporcionar à comunidade o acesso à cultura e arte, tanto como espectadores quanto atuantes.

O evento não possui fins lucrativos e a Malabares Mágicos não possui qualquer tipo de apoio para realização do projeto. Os custos são inicialmente cobertos pela equipe, o que impossibilita uma maior frequência das suas edições (são realizados Encontros bimestrais ou trimestrais) e melhoras na sua infra-estrutura, como a necessária implantação de banheiros químicos (solicitados e até então negados pela Prefeitura de Salvador).

O próximo Encontro de Malabares, Arte e Cultura acontecerá neste sábado dia 27 de Setembro na praça da Rua Osvaldo Cruz (Rio Vermelho) com apresentações de bandas, djs, palhaços, mágico, acrobacia, tecido e malabares, oficinas de malabares e alongamento, pintura em rosto e em tecido, vendas de comidas, bebidas, roupas e malabares, muita arte, cultura e fogo!Estão todos convidados!

Em Raves, mais especificamente festas de Psy a céu aberto, é muito comum ver esse tipo de arte que dá um "toque especial" nas festas. Acreditamos até que o aumento de interesse na arte circense tenha ocorrido devido a popularização das Raves na cidade. Em eventos de local fechado(boites) é menos comum a presença de malabares mas ainda assim não é tão raro encontrar pessoas "brincando" com seu "equipamento de arte" entre as 4 paredes de uma boite.

7 comentários:

Anônimo disse...

E, pra ser sincera, ODEIO quando algum idiota tenta fazer isso dentro de uma boate como se fosse a coisa mais normal do mundo. Ninguém pode passar de um lado para o outro pq um imbecil está no meio do povo girando coisinhas coloridas. Ponto para o grupo em questão, para o evento e até para a presença deles nas Raves. Mas um pouquinho de bom senso faz bem a todo mundo... Júlia declara ódio ao povo sem noção que faz isso dentro da Boomerangue, por exemplo. =D

Eric Belinelli disse...

huuuhsuhsuhsuhSUHSUHsuhsUHUHSUHSHUS

admita julia, vc odeia (psy fitinhas)

mas he isso ae, POI em local pekeno nao presta, so rola mesmo em rave!

êaaa vamo que vamo

Laili disse...

sim sim sim
semancol é bom pra todo mundo, inclusive pra malabarista! =)

ÓTIMA NOTÍCIA: CONSEGUIMOS OS BANHEIROS QUÍMICOS!!!
\O/

êaaahhh!!!

Obrigada pelo espaço.

Laili
Malabares Mágicos

Trupe Malabares Mágicos disse...

ë pra rir ou pra chorar...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...Julia ñ sei o que te dizer...Só rir...kkkkkkkkkkk

Adri disse...

1000 PESSOAS NOS ÚLTIMOS DOIS?


CARALHO.

Renata Priscila disse...

tô atrasada mas n posso deixar de comentar .........
como simpatizante e aspirante a malabarista , posso dizer q essa ARTE n é coisa idiota ou sem noção ...masss ...para quem n gosta (...)
uauhuhahuahuahuahu

aaa e nem levo mais o meu malabares p a boo nem para locais fechados ..apesar de já estar sabendo q alguns DJS pedem essa presença ....
mas se tiver rolando embarco msm , mas sempre com cuidado para n dar bolada em ninguém só em NANDO q merece ...
hehehhehehehhe

Unknown disse...

OI gente falem para mim onde posso encontrar malabares de fogo para vender aqui em salavador? Tinha um que mesma fiz,mas já era. Me ajudem se der.
valeu,
gessica